O que fazer quando o Mac não liga?

Se o seu Mac não está ligando, vale a pena descobrir o que pode estar causando isso, antes de recorrer ao suporte da empresa. Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis nessa situação. Acompanhe:

Verifique o fornecimento de energia
Pode parecer óbvio – e realmente é – mas muitas vezes a causa de problemas na hora ligar um eletrônico é simplesmente, a eletricidade (ou a falta dela). Para eliminar essa possibilidade, verifique se a conexão do seu Mac com à tomada na parede está boa, olhando se o cabo e o adaptador de alimentação, estão firmemente conectados e ligados. Se quiser ter plena certeza, desconecte-os e conecte novamente, assegurando-se que estão bem conectados.

Caso seu equipamento esteja ligado a um filtro de linha ou estabilizador, tenha certeza de que este item esteja ligado na tomada e com o botão de ligar acionado. Se estiver passando por alguma proteção de raios, veja se ela está funcionando.

Outra situação comum é a tomada não estar fornecendo energia. Para checar isso, conecte nela um outro dispositivo elétrico, preferencialmente algum de pouco consumo. Depois desse teste, verifique se não tem nenhum cabo danificado em qualquer uma das partes que estão ligando o Mac à tomada.

Se a tomada estiver funcionando e seu Mac ainda não tem energia, mesmo não tendo encontrado nenhum fio danificado, tente outro cabo ou adaptador de alimentação. Caso isso funcione, será necessário fazer a substituição do cabo ou adaptador.

Verifique se alguma parte do hardware está danificada ou problemática
Depois de eliminar a possibilidade de ser um problema no fornecimento de energia, é hora de verificar o próprio Mac. Para fazer descobrir se o problema está em alguma parte do hardware, desconecte tudo o que estive ligado ao computador (menos o cabo de força, o mouse e teclado com fios e o monitor) e em seguida, tente ligar o Mac. Nesse caso, se ele ligar normalmente, isso ignifica que um dos acessórios era a causa do problema.

Caso o seu Mac seja do tipo que permite que o usuário instale memória, unidade de estado sólido ou disco rígido, e você instalou recentemente quaisquer um deles, certifique-se de que foram instalados corretamente e que são compatíveis com seu computador. Para fazer isso, consulte o manual impresso do seu Mac ou a versão online no site da Apple. Mas para ter certeza que o problema não é causado pela recente instalação, reinstale a memória ou o disco rígido original no computador para descobrir se depois disso, o comportamento persiste.

Também é importante ter certeza de que não há nenhuma parte do Mac que esteja aparentemente danificada ou com um comportamento anormal, como o botão “power” solto ou quebrado. Qualquer dano aparente pode ser a causa da dificuldade em ligar, pois pode indicar que existe um dano físico no equipamento ou em suas conexões e dispositivos internos.

É hora de usar a assistência técnica
Se mesmo com todos os teste e verificações feitas seu Mac continuar sem ligar, não tem jeito, será preciso entrar em contato com a assistência técnica da empresa e encaminhar o equipamento para o conserto.